Projeto 1 - Laboratório RESTINGA

O Projeto

Com o avanço da tecnologia, comunicação e informação que vem se expandindo a cada dia, basicamente todos os caminhos tem como pré-requisito a informática, que é a base de toda a tecnologia que está em nossas mãos atualmente.

Nesta atual necessidade, a entidade Escola Municipal Ramiro Bueno da Rocha, que atua no ramo de educação desde o ensino primário até a 5° série, não utiliza desta tecnologia para educar os alunos, por não possuir um laboratório de informática. Não há absolutamente nenhum computador que escola possa utilizar como um recurso de aprendizagem.

A informática é considerada uma ferramenta multidisciplinar onde tanto o aluno como o professor podem realizar seus trabalhos. Entende-se que através do laboratório de informática serão colocadas novas tecnologias e técnicas de ensino, pois estudos comprovam que técnicas de estudo e aprendizagem moderna fornecem recursos mais eficazes e motivam os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Atualmente os alunos da Escola Municipal Ramiro Bueno da Rocha não têm local para fazerem pesquisas na internet a fim de os auxiliarem em suas atividades educativas assim como os professores também não têm local para fazer pesquisas, ler, estudar, elaborar conteúdo e utilizar dos recursos da informática para auxiliar em suas atividades pedagógicas.

Tendo em vista as necessidades citadas acima, a Escola Municipal Ramiro Bueno da Rocha solicitou ao Instituto RESTINGA uma parceria para elaboração de um projeto onde mescla, educação, informação e meio ambiente.

O projeto “Laboratório RESTINGA” tem como objetivo disponibilizar um laboratório de informática completo para a Escola Municipal Ramiro Bueno da Rocha.

Este laboratório é construído partindo de um Container reutilizado, alocando em seu interior uma sala de aula de informática com 4 (quatro) computadores para alunos e 1 (um) computador para professor.

O laboratório fica a disposição por período integral para a Escola Municipal Ramiro Bueno da Rocha, no período noturno o laboratório fica a disposição do Instituto RESTINGA, com o intuito de ser um laboratório de pesquisas e treinamentos.

Viabilizando assim outros projetos, com a realização deste Laboratório o Instituto RESTINGA também poderá executar o projeto “Fábrica de sites”.

O Projeto “Fábrica de sites” tem como objetivo ministrar treinamentos de Desenvolvimento de Web sites para jovens adolescentes a fim de selecionar os alunos que melhor se destacarem para trabalhar criando sites com preços acessíveis para empresas privadas locais e regionais.

Parte do valor arrecadado vai para o jovem desenvolvedor e outra parte vai para a sustentabilidade do próprio laboratório, que tem como finalidade pagar custos de energia elétrica, limpeza, manutenção dos equipamentos e ambiente em geral.

O projeto Laboratório RESTINGA irá integrar as crianças da Escola Municipal Ramiro Bueno da Rocha diretamente com a recuperação da vegetação Restinga, pois a parte superior externa do laboratório servirá como “viveiro” em forma de telhado verde para reprodução de espécies nativas, que posteriormente serão transferidas para vegetação nativa costeira.

O Instituto RESTINGA irá ministrar treinamentos para os alunos no laboratório RESTINGA, e colocará em prática juntamente com os pais e professores exercendo trabalho voluntário no replantio de quatro áreas indicadas pelo Instituto RESTINGA como prioridade na recuperação.

O Instituto RESTINGA irá delimitar isolar e gerenciar todo o trabalho de recuperação da vegetação integrando a Escola Municipal Ramiro Bueno da Rocha diretamente a esta atividade ambiental.

Basicamente o projeto “Laboratório RESTINGA” tem como objetivo suprir toda a necessidade de informática da Escola Municipal Ramiro Bueno da Rocha, oferecer a sociedade mais recursos e ter uma base de pesquisas para os projetos do Instituto RESTINGA.

O Instituto RESTINGA é voluntário na criação deste projeto e tem como objetivo ministrar toda execução do mesmo caso for escolhido.

É um grande prazer para o Instituto RESTINGA poder ajudar a escola neste projeto, trazendo benefícios mútuos à comunidade e preservando o meio ambiente, este é o papel do Instituto RESTINGA.

Busca de parcerias

Com a notícia da escolha deste projeto, já foi iniciado um cronograma de execução, este cronograma foi criado pelo Instituto RESTINGA e o mesmo será gerido pelo próprio Instituto.

Neste cronograma estão inseridos profissionais do Instituto e profissionais da escola, todos trabalharão em conjunto para executar todas as tarefas do cronograma a fim de obter um excelente resultado para comunidade do Ervino.

O projeto receberá R$ 20.000,00 para a execução do mesmo.

Nosso Instituto tem total transparência e o recibo de cada centavo gasto é publicado em nossa página para que o acompanhamento do investimento seja livre a todos!

Nada de obras de nível brasileiro”. Diz a diretoria do Instituto RESTINGA”.

Com valor da premiação, de acordo com o projeto e necessário realizar o mesmo, pois está dentro o orçamento, mas com parcerias o projeto ganha cada vez mais brilho.

Doações que serão úteis para este projeto:

-Um contêiner de 20 ou 40 pés

-Computadores

-Mobílias para computadores

-1 Televisor ou monitor acima de 42” (para professor)

-Bebedouro de água,

-Ar Condicionado Split 9.000BTU

-Quadro branco para professor

-Canetinhas e apagador para quadro branco

-Piquetes de madeira

-Mudas de espécies de nossa vegetação costeira (restinga)

-Material de construção para base do Contêiner (cimento, areia, brita, lonas, etc.)

-Material elétrico (instalação elétrica do laboratório)

-Tintas

Já temos parcerias, como por exemplo:

-Arcelor Mittal: Mudas de espécies nativas

-Madeiras Eich: Materiais e mão de obra

-G7 Segurança: Sistema de alarme monitorado -GR Terraplanagem: Mão de obra avançada com maquinário -IDEAL Cartuchos: 4 Teclados, 4 mouses e mais acessórios -Doador anônimo: 1 Scanner

Caso tenha interesse em colaborar com este projeto, nos comunique.

O Instituto RESTINGA prioriza parcerias com empresas locais da Praia do Ervino.

Responsável pelo Projeto: Daniel Sprung

www.Institutorestinga.org

(47) 3444-1112

(47) 8808-3390

Imagem acima demonstra como deve ficar o laboratório RESTINGA (Montagem ilustrativa)

Imagem meramente ilustrativa

#Restinga #PraiadoErvino #Institutorestinga

Resumo dos Projetos

© 2016 por Instituto RESTINGA

Praia do Ervino - São Francisco do Sul -Santa Catarina - Brasil